Um desafio extremamente sério aguarda nossa empresa, Gemini Espresso, no início de 2023. Estamos em uma fase ativa da guerra contra a Rússia. Com territórios ocupados temporariamente, mais de 20% da população foi forçada a deixar a Ucrânia, o que teve um impacto negativo no consumo de café.
Em comparação com o final de 2021, quando o mundo inteiro só precisava se recuperar da pandemia de Covid-19, vimos um alto crescimento do consumo de café na Ucrânia, especialmente cafés especiais premium e blends com maior teor de arábica. Mas agora, temos a situação oposta. Vemos uma diminuição do consumo de café. Os clientes estão preferindo misturas mais baratas em comparação com as de boa qualidade. No entanto, o café continua muito popular, até mesmo indispensável para a maioria das pessoas, considerado uma necessidade.
Além de todos os problemas relacionados à guerra que enfrentamos, há mais uma questão terrível: apagões de energia após ataques de mísseis russos. Foi, e continua sendo, uma experiência desafiadora construir estratégias de vendas quando não há energia elétrica em restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos de alimentação. A principal solução (um verdadeiro resgate) para nós, passou a ser o filtrado e as cápsulas. Nos curtos intervalos em que há eletricidade, usamos cafeteiras para preparar dezenas de litros de café coado em uma garrafa térmica, que é vendida ao longo do dia. Essa estratégia aumentou várias vezes o consumo de café.
Em relação ao mercado global, tenho uma visão positiva para o seu futuro: a pandemia acabou e as cotações do café arábica e robusta começaram a se estabilizar e cair.
Uma comunicação mais próxima entre cafeicultores e produtores têm contribuído significativamente para o desenvolvimento da indústria cafeeira e está afetando diretamente a qualidade do café processado e ajudando a obter a melhor “xícara de café”. É impossível não admitir o crescimento do café de qualidade e a demanda dos clientes por ele. Mais frequentemente os clientes estão se interessando pelo café, não apenas como um produto básico, mas para entender seu sabor e experimentar algo novo e delicioso. Por fim, quero dizer que o negócio do café é um dos suficientemente estáveis e fortes em circunstâncias tão difíceis como a guerra e a pandemia.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin