De acordo com um levantamento feito pela consultoria Safras & Mercado, a comercialização da safra 2019/2020 de café do Brasil chegou a 43% até a última terça-feira (20). Os trabalhos estão mais adiantados do que o mesmo período do ano passado, onde registravam 38%.
A comercialização também está acima da média dos últimos cinco anos, que é de 37% para este época. Na safra atual, já foram comercializadas 25,09 milhões de sacas de 60 kg. Para Gil Carlos Barabach, analista da consultoria, as vendas ganharam ritmo com a maior disponibilidade de café no mercado e a necessidade de caixa por parte dos produtores. “Já os baixos preços serviram como contrapeso, limitando uma melhor performance comercial”, afirmou.
Levando em conta as variedades, as vendas de arábica chegaram a 42% da safra, número acima da mesma época do ano passado (35%) e da média para o período (35%). Já a comercialização de conilon alcançou 43% da safra, ligeiramente abaixo do ano passado (44%), mas acima da média para o período (42%).
As informações são do portal Notícias Agrícolas. Por Jhonatas Simião.