A comercialização da safra de café do Brasil 2016 (julho/junho) chegou a 68% até o dia 23 de novembro. O dado faz parte de levantamento da consultoria Safras & Mercado e foi divulgado na última quinta-feira (24/11). O avanço em relação aos dados levantados no mês imediatamente anterior foi de 12 pontos percentuais.
De acordo com a consultoria, as vendas estão adiantadas em relação ao ano passado, quando 56% da safra 2015 estava comercializada até então. O número também revela avanço em relação à média dos últimos cinco anos, que aponta que 63% da produção normalmente já está negociada no período.
Com isso, já foram comercializadas 37,32 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa da mesma consultoria, de uma safra 2016 de café brasileira de 54,9 milhões de sacas.
Confira na tabela, abaixo:
Segundo o analista de Safras & Mercado, Gil Barabach, os produtores aproveitaram a alta nos preços em outubro para fecharem posições. "Mas, apesar da intensa atividade de venda, não houve pressão do lado da oferta, pois o vendedor aproveitou a agressividade dos compradores para desovar o café no mercado", assinalou.
A consultoria lembra que a escassez de café conilon também forçou uma maior ofensiva por parte da indústria doméstica, o que ajudou a dar ritmo aos negócios e força aos preços.
- (+Leia também: Drawback - a importação de café volta à pauta do setor)