A Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) uniram esforços para promover a comercialização de cafés especiais. Esta união visa investir em infraestrutura produtiva e rodoviária (estradas terciárias) e fortalecer as associações de produtores para melhorar as condições dos cafeicultores beneficiados no âmbito da consolidação da paz.
Esses esforços foram formalizados com a assinatura de um Memorando de Entendimento (ME) entre a FNC e a Fintrac Colômbia, principal operadora do Programa de Parcerias Comerciais da USAID (PAC). Para isso, foi implementado um programa de cinco anos que visa melhorar a competitividade de produtores rurais para que possam responder a novas e crescentes oportunidades de mercado.
O principal objetivo do acordo, assinado pelo Gerente Geral da FNC, Roberto Vélez Vallejo, e Dennis Lesnick, representante legal da Fintrac Colômbia, é trabalhar em conjunto para o fortalecimento produtivo, competitivo e comercial da cadeia produtiva do café, com ênfase especial nos cafés especiais. O ME ajudará a alavancar os esforços da FNC para melhorar a produtividade e a sustentabilidade das famílias beneficiárias do café, e também contemplará o apoio à formação de organizações e ao desenvolvimento de capacidades.
Agenda de trabalho conjunto
O novo acordo ocorre dentro da estrutura do ME, mais geral, assinado em setembro de 2016 entre a FNC e a USAID e é parte de uma estratégia para alinhar os programas da agência norte-americana na Colômbia. Seu objetivo é a cooperação mútua para promover o desenvolvimento rural em uma Colômbia pós-conflito em questões de agricultura, instituições e educação.
Ele também faz parte do desenvolvimento de uma agenda de trabalho conjunta que inclui projetos produtivos integrais, comercialização, infraestrutura, acesso à terra, financiamento e turismo.
Esta agenda de trabalho conjunto inclui:
1) Alinhamento entre os programas da USAID na Colômbia e na FNC, bem como com os operadores desses programas;
2) Grupos de Trabalho com os responsáveis pelos programas da USAID e com os diferentes operadores (por exemplo: Fintrac);
3) Acompanhamento por meio de uma agenda de revisões periódicas, progresso, ajustes nas estratégias e articulação nos níveis nacional e territorial.
No caso particular do ME com a Fintrac como operadora da USAID, foi elaborado um roteiro claro que inclui: assinatura do ME, definição de frentes de trabalho (produtiva, infraestrutura, comercial, financiamento), identificação de áreas (Caquetá, Meta, Sur de Bolívar, Norte de Antioquia e Cauca), cruzamento com Comitês Departamentais, elaboração de Plano de Ação, tabelas de trabalho mensais e monitoramento geral.
Mais sobre o PAC e a USAID
O Programa de Parceria Comercial (PAC), financiado pela USAID, trabalha para aumentar as vendas nacionais e de exportação (conectando produtores aos mercados), aumentar a produção de cadeias de valor e promover investimentos em infraestrutura associada (incluindo estradas da fazenda ao mercado).
O PAC prioriza cadeias de alto potencial, com ênfase (não exclusiva) em cacau, cafés especiais, borracha, frutas, legumes e leite; apoia produtores rurais e agronegócios em municípios prioritários de Antioquia, Bolívar, Caquetá, Cauca, Córdoba, Huila, Meta, Nariño e Valle del Cauca, e pode expandir para outros municípios nestes corredores econômicos com base em oportunidades de mercado específicas. Seu objetivo final é ajudar a fortalecer e construir cadeias de valor sustentáveis e orientadas ao comércio, que incluam pequenos produtores de maneira inclusiva, oferecendo-lhes as facilidades para se conectarem aos mercados por meio de infraestrutura produtiva e conectividade dos territórios.
Os programas da USAID na Colômbia, além do PAM, incluem o Programa de Riqueza Natural, o Programa de Territórios de Oportunidades (CDLO), o Programa de Desenvolvimento Rural e Terrestre (LRDP) e o Programa de Parcerias para Reconciliação (PAR).
As informações são da FNC / Tradução Juliana Santin