Uma estratégia que consiste na colheita manual de café com lonas no chão foi lançada hoje pela Federação dos Cafeicultores da Colômbia (FNC) para reduzir os custos de produção e aumentar a rentabilidade dos agricultores.
O novo método, elaborado pelo Centro Nacional de Pesquisa Cafeeira (Cenicafé), área científica pertencente à FNC, foi apresentado a mais de 200 cafeicultores de seis departamentos colombianos e comparou os tempos e movimentos aplicados em relação à técnica tradicional.
Especialistas do Cenicafé explicaram que esse procedimento aumentaria a quantidade de grãos colhidos entre 23% e 45% e sua concentração dependeria do clima e não da variedade de café cultivada.
Da mesma forma, com o objetivo de melhorar o rendimento dos frutos nas plantas e na colheita, recomendaram esperar até 35 dias para as coletas, utilizando as lonas unidas por ganchos.
Hernando Duque, gerente técnico da FNC, comentou que o principal benefício dessa estratégia é a redução do custo de colheita por quilo de café cereja. Ele também disse que sua implementação otimizará a coleta, reduzirá os custos de produção e mão-de-obra e melhorará a lucratividade dos cafeicultores colombianos.
Atualmente, a Colômbia é responsável por cerca de 12% do mercado internacional de café, ocupando o primeiro lugar na produção de qualidade em todo o mundo. Durante décadas, o café colombiano foi reconhecido como o melhor e mais suave do mundo.
As informações são da Prensa Latina / Tradução Juliana Santin