O levantamento semanal da Safras & Mercado apresenta uma evolução na colheita do café. O valor alcançou 82% até a última terça-feira (07/08). Pensando na estimativa da Safras para a produção de café do Brasil em 2018, de 60,5 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 49,72 milhões de sacas até a data. Em igual período do ano passado, a colheita estava em 86%, e na média dos últimos 5 anos para o período, em 81%.
Segundo o consultor de Safras & Mercado, Gil Barabach, as chuvas no começo desta semana em parte da região Sudeste atrapalharam muito pouco o andamento da colheita de café no Brasil. “No conilon, falta apenas algum repasse ou varrição. Já a colheita de arábica avança acima da média para o período, chegando ao seu quarto final. A qualidade da safra continua como destaque, com boa granação, confirmando a perspectiva de safra recorde”, comenta.
A colheita de arábica voltou a ter um bom avanço e alcança 76% da safra, contra 82% em igual época do ano passado e 74% de média para o período. Os trabalhos com conilon chegam a 98% da safra projetada, contra 99% em igual época do ano passado. Na média dos últimos 5 anos, a colheita de conilon já havia sido encerrada no País nessa época.
As informações são da Agência Safras e Revista Cafeicultura.