O levantamento semanal da Safras & Mercado destacou que a colheita do café brasileiro, até o dia 3 de agosto, havia atingido 84%. Na semana anterior, a colheita estava em 77%.
Tomando por base a estimativa da consultoria para a produção de café do Brasil em 2021/2022, de 56,5 milhões de sacas de 60 kg, é apontado que foram colhidas 47,57 milhões de sacas.
Segundo o consultor Gil Barabach, o andamento dos trabalhos ganha intensidade, aproveitando o clima mais seco e avançando mais sete pontos percentuais em comparação à última semana.
A colheita de arábica segue mais lenta e alcança apenas 76% da produção, contra 79% em igual época do ano passado e 81% da média histórica para o período. “O perfil segue positivo, com boa qualidade na bebida e sem grandes problemas em relação à granação”, afirma o consultor.
Já no canéfora (conilon), ele explica que os trabalhos se encaminham para o final, com 98% da produção já retirada dos pés. “Na maioria das fazendas só falta os cafés de varreção”, diz. A colheita alcança o mesmo ritmo de igual período do ano passado, ficando ainda ligeiramente abaixo dos 99% de média dos últimos cinco anos.
As informações são da Forbes.