Informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) destacam que a colheita de café arábica da temporada 2022/2023 deve terminar nas próximas semanas, mesmo com o atraso inicial dos trabalhos. O clima mais firme e seco durante a maior parte da colheita permitiu que as atividades no campo avançassem um pouco mais em julho e neste início de agosto.
Regionalmente, o Noroeste do Paraná está mais avançado nos trabalhos (entre 85% e 95% da área), visto que tem menor volume a ser colhido. Apesar da drástica diminuição do volume esperado inicialmente, sobretudo nas regiões de Mogiana e Cerrado Mineiro, esta temporada tem sido marcada por grãos de boa qualidade de bebida.
Já a cooperativa Cooxupé aponta que a colheita de café de seus cooperados atingiu 71,69% do total esperado até o dia 5 de agosto, avanço semanal de quase nove pontos percentuais, o que permitiu que o ritmo dos trabalhos superasse o índice do mesmo período do ano anterior, de 70,96%.
O ritmo de colheita na cooperativa que atua no Sul de Minas, Cerrado Mineiro e parte de São Paulo vinha abaixo do mesmo período do ano passado ao longo da safra, com analistas citando problemas de mão de obra e maior cuidado nos trabalhos para não prejudicar as lavouras.
A colheita ainda segue com atraso na comparação com 2020, quando 77,88% da safra já estava colhida em igual período. Até o dia 5 de agosto, entre as regiões em que a Cooxupé atua, produtores do Sul de Minas tinham colhido 76,70% do total, 67,80% no Cerrado Mineiro; e 47,75% em São Paulo.
As informações são do Cepea e Reuters.