A pandemia de Covid-19 é uma crise de saúde global com consequências econômicas extremas, que também criou uma situação sem precedentes no setor cafeeiro, impactando negativamente a oferta e a demanda paralelamente pela primeira vez. Porém, mesmo antes da pandemia, os agricultores já enfrentavam dificuldades devido aos baixos preços do café e aos desafios globais, como os impactos das mudanças climáticas.
Sobre os efeitos cumulativos da crise dos preços do café e da pandemia de Covid-19, a Organização Internacional do Café (OIC) afirma que não só existe uma ameaça aos meios de subsistência dos cafeicultores hoje, mas também um risco dramático para o futuro do café amanhã.
Um número cada vez maior de jovens em famílias produtoras de café está se mudando do “negócio da família” para outros locais e empregos que consideram mais progressivos e lucrativos para o futuro. Além disso, muitos dos empregos geralmente ocupados por jovens em toda a cadeia de valor do café foram perdidos recentemente.
O Dia Internacional do Café é uma ocasião a se comemorar, mas também uma oportunidade de promover práticas cafeeiras sustentáveis para aumentar a conscientização sobre a situação difícil dos cafeicultores.
Em 1º de outubro, a OIC lançará o Coffee’s Next Generation como uma iniciativa global voltada para jovens motivados e empresários do setor cafeeiro. “Investir na juventude gerará soluções inovadoras e sustentáveis para o setor cafeeiro, permitindo a recuperação da crise e construindo um futuro melhor e mais forte, que impacta positivamente as comunidades cafeeiras em todo o mundo”, afirma a Organização.
O programa também terá como objetivo mitigar a falta de engajamento dos jovens na cafeicultura e em outras áreas da cadeia de valor. “Isso ajudará a reforçar e promover a contribuição dos jovens para o desenvolvimento sustentável do setor”, comunica a OIC.
Para permitir que esses jovens construam um futuro próspero e sustentável, a iniciativa pretende proporcionar-lhes acesso a financiamento e conhecimento, desenvolvimento de habilidades, coaching e treinamento, bem como networking.
O objetivo da Coffee’s Next Generation é envolver os Membros da OIC e todas as partes interessadas no setor cafeeiro para trabalhar em conjunto com líderes do setor, organizações juvenis, organizações internacionais, parceiros de desenvolvimento e financeiros e consumidores de café, para investir na juventude e dar vida a suas ideias inovadoras e entusiasmo para beneficiar toda a comunidade cafeeira e se recuperar da pandemia construindo um futuro mais próspero.
“Apelamos à comunidade global do café, a todas as partes interessadas e aos milhões de consumidores e amantes do café para celebrar o café e contribuir para a construção da próxima geração do café”, diz a OIC.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin