Os organizadores do projeto Coffee For Peace estão lançando um evento de quatro dias chamado Virtual Buyers Caravan, com o intuito de reunir cafeicultores e potenciais compradores online.
A edição será de 11 a 14 de agosto e envolverá degustações coordenadas em tempo real de cafés de diferentes grupos de produtores a cada dia, incluindo o Comitê de Produtores de Café de Cauca, Cencoic em Popayan; Cafinorte em Santander de Quilichao e Cafioccidente em Restrepo.
Os cafés estão sendo enviados aos participantes pré-registrados, tanto verde quanto torrado, que permitem uma experiência de degustação compartilhada, enquanto os potenciais compradores também podem torrar amostras ao seu gosto. Os compradores devem se inscrever para participar até a próxima quarta-feira (22), no site.
Lançado em 2019 pela Federação Colombiana de Produtores de Café (FNC), com financiamento fornecido pela USAID, o programa Coffee For Peace foi projetado para beneficiar os produtores de café colombianos anteriormente marcados pela violência.
O intuito é replicar um pilar importante do café especial que foi perdido durante a era de distanciamento social e restrição de viagens com a Covid-19: conexões pessoais entre compradores e vendedores. Também existe uma preocupação genuína entre compradores e produtores de café de que, à medida que uma recessão global se desenrola, os compradores em todo o lado podem segurar os gastos e diminuir suas redes de suprimentos.
“Embora não tenha como substituir o pisar em uma fazenda de café, a tecnologia melhorou tanto nos últimos anos que é realmente possível visitar comunidades produtoras de café, envolver-se com grupos de produtores e desenvolver relacionamentos de longo prazo sem ter que embarcar em um avião”, disse David Pohl, da Boot Coffee e da Coffee for Peace.
Cada dia do evento virtual contará com visitas virtuais de 90 minutos a uma das quatro organizações de produtores diferentes, incluindo sessões de perguntas e respostas ao vivo e degustações de café.
As informações são do Daily Coffee News / Tradução Juliana Santin