Na última quarta-feira (13), a Agência de Inovação do Café (InovaCafé), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi sede da consolidação de duas importantes iniciativas envolvendo o agronegócio café.
O InovaHub, espaço colaborativo para o desenvolvimento de startups, contou com 70 pessoas que participaram do lançamento oficial do programa de pré-aceleração Avança Café e do registro da cessão da marca Expocafé, de propriedade da UFLA, à Cooperativa dos Produtores de Café da Zona de Três Pontas Ltda (Cocatrel).
A maior feira nacional de transferência de tecnologia e de extensão do agronegócio café foi concebida pela UFLA, instituição executora do evento de 1998 a 2009. De 2010 a 2018, passou a contar com a coordenação da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Agora, a Cocatrel será responsável por sua gestão. O pró-reitor de Extensão e Cultura, João José Marques, no ato representando o reitor José Roberto Soares Scolforo, declarou que foram necessários três anos de tratativas para efetivar o intento.
“Foi feita uma gestão brilhante da Epamig ao longo de todos esses anos. Mas é o momento de um novo desafio e de mudar as perspectivas da feira em termos de longevidade e dinamismo, atendendo aos anseios do setor cafeeiro, sempre em consonância com todos os parceiros que integram o Conselho Gestor da feira”, conta o diretor da InovaCafé, Luiz Gonzaga de Castro Júnior.
Por sua vez, o diretor presidente da Cocatrel, Marco Valério Brito, comemorou o ato, ressaltando que a Expocafé é uma feira que dissemina conhecimentos e traz a academia e as inovações para dentro do universo da cafeicultura. “Todos ganham com a gestão da feira por parte da iniciativa privada, sobretudo o produtor. Podemos avançar ainda mais em nossos projetos, garantindo sua sucessão e perpetuando esse belo legado. Estamos muito felizes e abertos a expandir nossa atuação e parceria com a UFLA”, declarou.
Na sequência, ocorreu o lançamento do Avança Café, programa de pré-aceleração de startups voltado à cadeia produtiva do café em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café), por meio do Consórcio Pesquisa Café. Foram apresentadas as propostas e o formato do programa em detalhes, registrando o intuito de gerar novos negócios que trabalhem com tecnologias que impactem diretamente a cadeia produtiva do café, da lavoura até a xícara.
O chefe da Embrapa Café, Antônio Fernando Guerra, enfatizou que o maior objetivo do programa é trazer a inteligência e o dinamismo da juventude para dentro da cadeia produtiva do café. “Nós temos informações de pesquisas e tecnologias que muitas vezes demoram dez anos para chegar às vias de utilização pelos produtores. Com o Avança Café, podemos estimular a criação de inovações em tempo muito inferior, fazendo com a tecnologia chegue ao campo de forma rápida, fácil e acessível”.
Nesta primeira etapa, o Avança Café priorizará projetos com base em Tecnologia da Informação (T.I). O início do processo se dará com as etapas de Sensibilização e Prospecção, sendo esta última executada através de hackathons, maratonas de desenvolvimento de software. Na sequência, ocorrerá a etapa de pré-aceleração, que terá duração de 12 semanas, cujos participantes serão selecionados após processo seletivo. As equipes passarão pelas seguintes fases: Formação de Equipe, Validação de Dor de Mercado, Mínimo Produto Viável (MVP), Pitch, Desenvolvimento de Produto, Mercado, Financeiro, Vendas, Marketing e Planejamento Estratégico.