No dia 30 de outubro, a Cooperativa dos Cafeicultores de Três Pontas (Cocatrel) premiou os Melhores Cafés da safra 2019/2020. A 10º edição do evento coroou a dedicação e o emprenho dos produtores que tiveram os 12 melhores lotes de cafés dentre as mais de 1.330 milhão de sacas recebidas pela cooperativa.
“2019 foi um ano difícil, de preços baixos para o café e atípico em relação à qualidade. Mas são nesses momentos que a cooperativa precisa atuar, prestando serviços eficientes e buscando alternativas para remunerar melhor os cooperados. Estamos extremamente orgulhosos por realizar esse evento e premiar esses 12 produtores, que produziram excelentes cafés, resultado de muito esforço, trabalho e, principalmente, muito amor pela cultura do grão”, comentou Marco Valério Brito, presidente da Cocatrel.
A cooperativa possui um setor para exportação de cafés finos e especiais, o Cocatrel Direct Trade (CDT), que tem como objetivo orientar o produtor, identificar e promover seus cafés ao redor do mundo. Gabriel Miari, coordenador do CDT, mostrou o crescimento das exportações e os expressivos números em relação aos cafés especiais. “A Cocatrel tem buscado consistência nos negócios e investido no relacionamento com seus clientes, que estão localizados nos principais países importadores do mundo. Esse bom relacionamento, a segurança, a eficiência e a pontualidade nos embarques e nas entregas, têm conquistado a confiança de importantes empresas, como as japonesas, que costumam pagar bons preços pelos nossos cafés”, explica.
A Cocatrel fará o lançamento e promoção de dois dos melhores cafés por mês, que estarão disponíveis na loja online da cooperativa e também na Cafeteria Cocatrel. Cada produtor terá participação de R$ 10 na venda de cada embalagem.
Valorize o produtor
A novidade fica por conta do sistema de gratificação em dinheiro, do consumidor ao produtor. As pessoas que experimentarem e gostarem do café poderão entrar na página dele, clicar no botão ‘valorize o produtor’ e gratificá-lo com qualquer quantia em dinheiro, que será depositada diretamente em sua conta.
“Quando fazemos um trabalho dedicado, cuidando da colheita do café, desejamos ter um café bom, mas eu não esperava que chegasse a tanto. Estou extremamente feliz, orgulhoso e agradecido por meu café ter sido tão bem comercializado pela Cocatrel”, diz Denilson Antônio Costa, de Ilicínea, que teve seu café vendido ao mercado japonês por R$1.773 reais a saca.
Conheça os 12 premiados:
Afonso Pinto - Fazenda Olhos d’Água – Nepomuceno (MG)
Agostinho de Fátima Marcelino - Fazenda Curralinho - Três Pontas (MG)
Carlos Henrique Teodoro - Fazenda Serrano - Ilicínea (MG)
Denilson Antônio Costa - Fazenda Furnas - Ilicínea (MG)
Eduardo Henrique Barbosa - Fazenda Serra Nova - Ilicínea (MG)
Fábio Araújo Reis - Fazenda do Salto - Carmo da Cachoeira (MG)
Francis Figueiredo Oliveira - Fazenda Santa Margarida – Três Pontas (MG)
Gilberto Augusto Basílio - Fazenda Zaroca - Três Pontas (MG)
João Paulo França - Sítio Danta – Ilicínea (MG)
José Carlos dos Reis - Fazendinha Nossa Sra. Aparecida – Três Pontas (MG)
Lucas Natanael Moreira - Fazenda Estreito – Ilicínea (MG)
Pedro Luiz Damasceno - Sítio Três Irmãos – Ilicínea (MG)
As informações são da Ascom Cocatrel