A cooperativa Cocatrel esteve presente durante a Semana Internacional do Café, feira realizada em Belo Horizonte (MG). Há três anos participa e patrocina o evento, pois acredita que ali é o local ideal para a realização da conexão entre os produtores e consumidores, torrefadores, importadores e tudo o que acontece a partir do momento em que o café sai dos armazéns da cooperativa.
“A Semana Internacional do Café é um evento que se consolidou no Brasil e do qual a Cocatrel sente-se muito orgulhosa por fazer parte de sua história. A SIC representa toda a cadeia produtiva, comercial e industrial do café, atraindo cada vez mais o público internacional, principalmente torradores e compradores e também os produtores, que este ano participaram ativamente da feira. O objetivo principal da Cocatrel, enquanto cooperativa, é agregar valor para os cooperados, expondo positivamente a marca, sempre inovando com lançamentos de novo produtos e participando de atividades como a hackathon e o encontro de mulheres promovido pela Aliança Internacional do Café”, afirma Marco Valério Araújo Brito, presidente da Cocatrel.
No dia 22 de novembro ocorreu a reunião das mulheres do café. As produtoras do Cafeína Cocatrel participaram do IWCA Regional Leadership Summit – Latin America & Caribbean, onde puderam ouvir mulheres de referência no cenário cafeeiro internacional. Para representar todas as cooperativas do País, a relações institucionais da Cocatrel e coordenadora do Cafeína, Ana Luisa Leite, foi uma das palestrantes convidadas para a mesa de debates. Em seu discurso, ela falou sobre a criação do Cafeína, os objetivos e da seriedade do grupo, ressaltando a intenção da Cocatrel de empoderar essas mulheres através da informação, capacitação e conhecimento, para que possam ter autonomia para negociar e tomar importantes decisões na gestão de seus negócios.
Ana Luisa também emocionou a plateia ao destacar a relevância do cafeicultor para a cadeia produtiva e enfatizou que sem eles nada seria possível, nem mesmo a realização da SIC, uma vez que é por eles que tudo começa e, é por isso mesmo que a diretoria da Cocatrel considera de suma importância a participação da cooperativa no evento.
“Somos a cooperativa com o maior número de mulheres no quadro social e temos muito orgulho disso. O Cafeína Cocatrel ganhou muita visibilidade tanto no Brasil quanto no exterior, porque é conduzido com muita seriedade, reciprocidade e com todo apoio da nossa gestão. Já exportamos para a Alemanha, um container de cafés finos, produzidos pelas mulheres do Cafeína e já temos vários outros negócios engatilhados para elas. Este evento do IWCA aqui na Semana Internacional do Café chegou para coroar um ano muito positivo e produtivo para essas mulheres e, consequentemente, para a Cocatrel”, reitera Marco Valério.
A Cocatrel apresentou algumas novidades durante a SIC, além da linha de presentes, a cooperativa lançou quatro novos cafés da linha Montrês: Coral, Sépia, Âmbar e Terracota; dois sabores de gelato: mocaccino e iogurte com amarena, produzidos com leite, café e iogurte natural Cocatrel; e também o Box Cocatrel, plano de assinaturas onde o cliente pode optar por um plano trimestral ou anual, e receber, mensalmente, os cafés Cocatrel em casa.
Outra inovação que já não é novidade na Cocatrel foi a Hackathon Agro Up. Assim como na Expocafé, a Cocatrel investiu nos jovens hackers, que passaram 48 horas com o desafio de trazer soluções para a gestão das fazendas dos produtores de café.
Os 45 desenvolvedores formaram nove grupos para tentar encontrar alternativas para três grandes problemas dos cafeicultores de Minas Gerais: “como ajudar os produtores de café das regiões montanhosas?”, “Como administrar as finanças no setor?” e “como automatizar a secagem dos grãos?”.
A equipe vencedora foi a Reditus, que trouxe a ideia de uma plataforma de gestão que permitirá a inserção dos dados no sistema pelo comando de voz, através de um chatbot. A inovação simplificará a vida do produtor que não precisará mais perder tempo digitando tantos números na planilha, precisando apenas “ditá-los” para que o próprio sistema os insira no programa. O grupo ganhou o prêmio de R$ 5 mil.
Os negócios também fazem parte da Semana Internacional do Café. O estande da Cocatrel tornou-se vitrine e ponto de encontro para reuniões entre os traders da Cocatrel com os principais importadores de café do mundo.
A participação de empresas, compradores e torrefadores cresce anualmente e por isso a Cocatrel vêm investido em sessões de cupping e no relacionamento com seus clientes durante o evento.