A Cocapec, que possui matriz na cidade de Franca (SP) e mais seis unidades na região da Alta Mogiana, se prepara para receber a safra 2021/2022 dos cooperados, com todas as precauções por conta da pandemia. A colheita desse ano é de bienalidade baixa. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), terá uma redução estimada entre 21,4% e 30,5% em comparação com a safra 2020.
A Cocapec possui seis bases próprias de armazenamento, o que facilita a estocagem do café. O processo de desembarque leva cerca de 38 minutos desde o momento que o caminhão entra na cooperativa até ser liberado.
O sistema de armazenagem possui estruturas para facilitar todo o processo, pois é realizado de maneira mais automatizada. Todos os profissionais se preparam e seguem as orientações para manter o café armazenado de maneira segura.
O Departamento de Café se divide em três etapas: classificação, degustação e comercialização, onde cada uma delas executa funções essenciais para o cooperado. No momento em que o café do cooperado entra na Cooperativa, ele passa pela classificação, na qual colaboradores realizam a avaliação da secagem, umidade e outros pontos fundamentais. Posteriormente é realizada a degustação, na qual são identificadas as bebidas de qualidade superior. Ao final dessas avaliações, o cooperado pode realizar operações no setor de comercialização que acompanha diariamente o mercado mundial para oferecer as melhores oportunidades.