Desde 2004, a Cocapec recebe embalagens de defensivos agrícolas. Neste ano já foram coletas, aproximadamente, 12 mil nas unidades de Pedregulho (SP), Capetinga (MG), São Tomás de Aquino (MG), Claraval (MG) e em Ibiraci (MG). O recebimento ainda acontece no mês de outubro e os cooperados de Franca (SP) podem realizar o descarte diretamente na instituição parceria Associação das Revendas de Produtos Agrícolas de Franca (ARPAF).
O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade que não tem fins lucrativos, coordena a destinação correta das embalagens de defensivos no Brasil. Segundo seus dados, de 2002 até o ano atual, foram mais 550 mil toneladas recolhidas, sendo que 95% do volume recebido é encaminhado para a reciclagem e apenas 5%, que não é passível de reciclagem, é direcionado para a incineração. Os produtores e a cooperativa possuem responsabilidades compartilhadas para respeitar a Lei 9.974/00 e seu decreto regulamentador 4.074/02, que exige o cumprimento de normas para a destinação final das embalagens de defensivos.
O recebimento itinerante da Cocapec aconteceu em parceria com a ARPAF e o inpEV, dando a destinação correta para as embalagens e, assim, contribuindo com a sustentabilidade e a responsabilidade de preservação ambiental e incentivando o produtor a fazer o mesmo.
O uso de defensivos agrícolas é uma prática para manter uma boa produtividade no cafeeiro, porém, a utilização deve ser realizada de maneira racional e responsável. Além disso, o descarte das embalagens vazias tem que ser feito corretamente para não prejudicar seres humanos, animais e o meio ambiente.