Nesta semana acontece a 122ª Sessão do Conselho Internacional e outras reuniões que envolvem a Organização Internacional do Café (OIC), com participação do Conselho Nacional do Café (CNC). Os eventos serão realizados em Londres, na Inglaterra.
Silas Brasileiro, Presidente do CNC, aponta que serão discutidos alguns temas do setor como: o alinhamento da comemoração do Dia Internacional do Café (01/10), com o tema “Mulheres no Café”, contando com diversos eventos nos países produtores e importadores.
“No Brasil, o CNC colabora com a iniciativa do Ministério das Relações Exteriores, em conjunto com as demais entidades da cadeia produtiva, de promover os cafés nacionais em eventos que serão simultaneamente realizados em embaixadas e postos do Itamaraty localizados em países estratégicos para nosso comércio exterior”, revela Silas.
Os fatores sustentáveis na produção serão debatidos em três cenários ao longo da semana de reuniões em Londres. O primeiro está voltado à dimensão financeira do negócio café, quando a falta de sustentabilidade econômica no setor cafeeiro mundial será discutida com o apoio de informações a serem apresentadas pelo professor do Centro de Investimento Sustentável da Universidade de Columbia, Jeffrey Sachs, que está conduzindo amplo estudo para o Comitê do Fórum Mundial dos Produtores de Café.
“O CNC considera fundamental que a OIC dê prioridade ao tema do equilíbrio entre a oferta e demanda mundial e que incentive, de forma mais efetiva, o desenvolvimento de programas de apoio ao incremento do consumo em países produtores, de forma que se evite a geração de excedentes que aviltem os preços internacionais do café”, explica o presidente do Conselho.
Também será constituído o Grupo de Trabalho que apoiará e monitorará a implementação do Projeto Delta, que tem por objetivo desenvolver indicadores globais para medir o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelos setores público e privado nos países produtores de café.
O terceiro cenário da sustentabilidade está relacionado à questão de gênero. Como o tema de trabalho do ano cafeeiro 2018/19 é “Igualdade de Gênero”, a OIC promoverá o Workshop Temático Mulheres no Café, no qual especialistas discutirão meios para promover o empoderamento feminino e oportunidades iguais para mulheres e homens no setor cafeeiro mundial.
As informações são do Conselho Nacional do Café.