No dia 25 de maio, o Conselho Nacional do Café (CNC) instalou o Comitê de Comunicação, finalizando, assim, a primeira fase de implantação do planejamento estratégico da entidade, que inovou a governança institucional com o estabelecimento de comitês técnicos.
Silas Brasileiro, presidente do CNC, informou que a nova governança do Conselho inclui quatro comitês: Sustentabilidade, Pesquisa & Tecnologias, Estatísticas e Comunicação. “Os comitês são ambientes para a promoção da intercooperação e desenvolvimento de ações em áreas estratégicas para a cafeicultura brasileira. Nesta semana, foi concluída uma etapa fundamental desse processo, com a estruturação do Comitê de Comunicação, que desempenhará importante papel na difusão das ações realizadas pelo CNC em prol dos cafeicultores e de suas cooperativas”, explicou.
O mais novo comitê do CNC ficará com Deiviana Tavares, coordenadora de Marketing e Comunicação da cooperativa Minasul. Ela destaca a relevância desse ambiente de discussões para o desenvolvimento de uma comunicação integrada da cafeicultura, pois importantes regiões cafeicultoras estão representadas: Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Mogiana Paulista e o Estado do Espírito Santo.
Os membros do Comitê consideram importante o desenvolvimento de ações visando o fortalecimento da comunicação dos trabalhos desenvolvidos pelo Conselho, tendo como pontos principais as cooperativas, que possuem grande capilaridade nas regiões cafeicultoras. Uma campanha especial de comemoração do aniversário de 40 anos do CNC está nos planos do grupo.
Outra prioridade será a sistematização de dados e informações da cafeicultura, tornando-os acessíveis às áreas de comunicação das cooperativas e associações, de forma a facilitar o diálogo com a imprensa nacional e internacional. Por fim, o comitê também pretende reforçar as campanhas de apoio à candidatura de Vanusia Nogueira ao cargo de Diretora Executiva da Organização Internacional do Café (OIC) e à indicação de Alysson Paolinelli ao Prêmio Nobel da Paz de 2021.
As informações são do CNC.