No dia 29 de junho, o Conselho Nacional do Café (CNC) finalizou o planejamento estratégico fundamentado no resultado das oficinas realizadas nas regiões de atuação das cooperativas vinculadas à entidade. Com isso, foram geradas informações alinhadas posteriormente por um grupo técnico de representantes associados.
Entre os destaques do direcionamento está a aprovação de uma nova governança, que promoverá a participação mais efetiva das bases produtoras nas decisões e ações do Conselho, através da criação dos Comitês de “Tecnologia e Pesquisa”, “Estatística e Conhecimento”, “Sustentabilidade”, “Recursos” e “Comunicação”.
Para José Marcos Magalhães, coordenador da implantação do planejamento estratégico e presidente da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul), a visão de futuro do CNC será atuar por uma cafeicultura competitiva, sustentável e integrada. Para a atividade cafeeira, deseja-se um Brasil sustentado por produtores rurais com raízes cooperativistas e visão empresarial.
O presidente do CNC, Silas Brasileiro, informa que os comitês serão compostos por líderes indicados por suas cooperativas e terão o papel de articular competências na rede, harmonizar e propor iniciativas de interesse do setor. “O colegiado terá atuação voltada a projetos com metas e acompanhamento, que serão reportados ao Conselho Diretor da entidade”, completa.
O planejamento também indicou a implementação da diversificação e aumento da arrecadação e de competência de informação e conhecimento. Segundo Silas, é necessário organizar melhor os dados e informações para garantir uma inteligência de mercado; novas tecnologias e gestão para garantir eficiência e produtividade no setor.