Durante a Semana Internacional do Café, feira do setor que aconteceu em Belo Horizonte (MG) nos dias 7, 8 e 9/11, foram aprovadas mudanças no Conselho dos Membros da Plataforma Global do Café (sigla em inglês GCP).
“Na nova formatação, a assessora técnica do Conselho Nacional do Café, Silvia Pizzol, foi eleita para assumir um dos quatro assentos de representantes dos produtores no Conselho, substituindo o gerente de Sustentabilidade da Cooxupé, Alexandre Monteiro, que encerrou seu mandato de quatro anos representando com grande competência a visão dos cafeicultores no âmbito da Plataforma Global do Café”, destaca o presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro.
Segundo ele, a presença de Silvia se justifica em razão de sua atuante participação no processo de construção do Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), dos 18 itens fundamentais de sustentabilidade e dos 35 indicadores de sustentabilidade, respeitando a realidade da produção cafeeira. “A experiência e a participação dela têm contribuído para que essas ferramentas sejam estruturadas e aprovadas dentro de critérios técnicos e respeitando a visão dos produtores”, explica.
Durante a Assembleia, os membros de diversos países produtores e consumidores de café também discutiram o futuro da Plataforma e a importância da existência de um ambiente propício nas regiões produtoras, para que a sustentabilidade, em suas três dimensões, seja efetivamente alcançada.
“Este ambiente não está dentro das fazendas, sob o controle dos produtores, mas além dos portões das propriedades rurais, envolvendo, entre outros fatores, existência de órgãos de pesquisa e serviços de assistência técnica e extensão rural; estímulo à organização dos cafeicultores; e cadeia produtiva eficiente, que garanta acesso a crédito, insumos e ao mercado com alta transferência do preço FOB ao produtor”, finaliza Brasileiro.
As informações são do CNC.