No dia 9 de julho, das 14h30 às 16h, o Conselho Nacional do Café (CNC) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) realizarão o webinar Funcafé e Colheita 2020.
O evento contará com a participação do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant; do presidente da estatal, Gustavo Laterza, que apresentará uma avaliação institucional da colheita no estado; e do presidente executivo do CNC, Silas Brasileiro, que abordará a importância do Funcafé para o setor.
Com o objetivo de contribuir com extensionistas, pesquisadores, entidades e produtores para o desenvolvimento e o fortalecimento da produção sustentável na cafeicultura mineira e nacional, o webinar também trará a visão das cooperativas associadas ao CNC sobre temas relevantes para o atual momento da safra 2020.
Na ocasião, o diretor superintendente da Expocaccer, Simão Pedro de Lima, falará sobre Qualidade e produtividade da colheita no Cerrado Mineiro, enquanto que Saulo Faleiros, diretor secretário da Cocapec, abordará o conteúdo sobre Produtividade e comercialização da safra. Já o presidente da Cocatrel e da Central Coccamig, Marco Brito, se posicionará a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODSs.
Carlos Augusto de Melo, presidente da Cooxupé, explanará a respeito da Comercialização da safra atual: preços e comportamento da demanda doméstica e internacional. José Marcos Magalhães, presidente da Minasul, encerrará as apresentações com o tema Tecnologia para redução de custos e aprimoramento da comercialização.
“O webinário é a segunda atividade do termo de cooperação técnica que o CNC e a Emater-MG firmaram e vem ao encontro de nossos objetivos de desenvolver ações que promovam a responsabilidade social e a eficiência econômica com ênfase na preservação dos recursos naturais nas áreas cafeeiras, haja vista os temas que apresentaremos ao público, em especial aos pequenos produtores, que respondem por 78% da cafeicultura nacional”, comenta Silas Brasileiro. Para participar, envie um e-mail para presidente@cncafe.com.br. O limite é de 250 participantes.
A primeira atividade dessa parceria foi o lançamento da cartilha Orientações sobre prevenção ao coronavírus durante a colheita do café, em maio. O material traz recomendações aos profissionais do setor para se prevenirem e evitarem a propagação da Covid-19, como forma de permitir o desenvolvimento dos trabalhos de cata sem impactar a saúde dos envolvidos.
As informações são do CNC.