A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou os painéis do Campo Futuro para levantar os custos de produção da cafeicultura.
Foram feitos levantamentos em áreas produtoras de cafés arábica e robusta dos municípios de Manhumirim (MG), Capelinha (MG), Brejetuba (ES), Jaguaré (ES) e Itabela (BA).
Participam dos painéis produtores, representantes dos sindicatos rurais, técnicos de assistência e extensão rural para levantamento das informações de cada região.
As ações do Campo Futuro terão continuidade nas próximas semanas. “Nesta safra serão avaliados os custos de produção em 12 municípios dos seis principais estados produtores”, afirmou o assessor técnico da CNA, Maciel Silva.
O Campo Futuro é um projeto realizado pela CNA e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com universidades e centros de pesquisa, além das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados. O projeto alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.