A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou no último sábado (28) um relatório sobre os impactos do coronavírus no agronegócio. A análise foi feita considerando o período entre segunda (23) e sexta-feira (27).
Os dados são levantados por um grupo de monitoramento da crise criado pela CNA. A equipe também tem tirado dúvidas dos produtores via WhatsApp, através do número (61) 93300 7278.
As commodities café, soja e milho tiveram valorização na semana, influenciadas pela demanda aquecida, estoques baixos e manutenção do câmbio alto. No setor sucroenergético, os preços do etanol se mantiveram estáveis, mas com tendência de baixa diante das perspectivas de queda no consumo e início da safra.
Até o momento, segundo a CNA, os problemas têm sido, principalmente, o escoamento da produção e o fechamento de lojas e revendas que fazem reposição de peças e equipamentos para máquinas agrícolas.
A colheita de café e cana-de-açúcar começa em breve e os setores já estão adotando medidas preventivas, como redução de trabalhadores transportados nos ônibus, ampliação dos horários de funcionamento dos refeitórios e orientações sobre higienização.
Confira aqui o relatório completo.