A Comissão Nacional de Meio Ambiente, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), alerta os produtores rurais sobre o prazo de adesão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que irá encerrar no dia 31 de dezembro.
Segundo o coordenador de Sustentabilidade do CNA, Nelson Ananias, os produtores que não se cadastrarem poderão ter alguns direitos negados, como o acesso ao crédito agrícola. O CAR também é um requisito para que produtores rurais que tenham de reflorestar áreas desmatadas ilegalmente façam sua adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) em seus Estados.
Conforme o presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, a maioria das propriedades que não foram cadastradas tem até 4 módulos fiscais – medida que varia, em hectares, conforme a unidade da Federação. Os menores índices de adesão ao CAR estão no Espírito Santo (com 64% das propriedades rurais cadastradas) e nos Estados do Nordeste: Alagoas (64,5%), Ceará (76,4%), Bahia (71,2%) e Sergipe (89%).
As informações são do jornal Estado de São Paulo.