O estado de Rondônia, segundo maior produtor brasileiro de café canéfora (conilon e robusta), atrás apenas do Espírito Santo, pode se destacar ainda nesta safra. Em meio a forte seca que afetou as lavouras capixabas e do Sul da Bahia, os rondonienses se tornam cada vez mais uma importante fonte de fornecimento do grão no mercado interno.
Produtor de Vilhena (RO), Abílio Hodêncio, está retomando a produção de café, admirado com lavoura altamente produtiva
Neste mês de março, boa parte das lavouras do Estado já caminha para colheita de café. “Os grãos estão completamente formados e em processo de maturação. Com exceção de alguns clones mais precoces que se encontram em estádio mais avançado. As chuvas foram favoráveis ao desenvolvimento de frutos e ramos que formação a próxima safra de 2018”, pontua o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves.
A exceção comentada por Alves se destaca em fotos vistosas de lavouras em plena atividade já neste mês de março. Segundo o presidente da Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia, Ezequias Braz da Silva, os clones que estão adiantados são o Clone P50 e o Clone 66. É o caso de propriedades com clones precoces iniciando colheita em Nova Brasilândia d' Oeste (RO), enviadas ao CaféPoint:
O estado possui o maior parque cafeeiro da Região Norte do país, sendo o segundo maior produtor brasileiro de café canéfora (conilon e robusta), atrás apenas do Espírito Santo. “Dependendo da lavoura e clones, estamos com 20% de grãos Maduros. O clima foi ótimo para a gestação da fruta e para a lavoura”, afirmou Ezequias Braz da Silva.
Outros municípios como Alta Floresta e Alto Alegre também tem lavouras em fase de colheita. Veja algumas das fotos enviadas ao CaféPoint:
Dia do Início da Colheita do Café Conilon
Oficialmente, o início da colheita do café em Rondônia é dia 10 de abril, data inserida no calendário oficial do estado, como o Dia do Início da Colheita do Café Conilon, foi instituído pela Lei 3.516, de 17 de março de 2015, pelo governador de Rondônia Confúcio Moura. Segundo a Embrapa –RO, o objetivo desta data é evitar que os produtores colham os frutos precocemente, incentivando-os a colheita do fruto maduro, com melhor qualidade.
A expectativa é de que aproximadamente 2 milhões de sacas sejam produzidas no estado em 2017. Um aumento que representa 22%, comparado à safra anterior segundo os dados do Levantamento da Conab, divulgado no último mês de janeiro.