Uma área de baixa pressão atmosférica sobre a costa da Região Sudeste vai favorecer a formação de nuvens muito carregadas sobre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro essa semana. Este sistema, ainda combinado com as altas temperaturas e o ar abafado, provoca temporais em grande parte do Sudeste. Durante os temporais, as rajadas de vento podem variar de 50 a 70 km/h.
No Rio de Janeiro, a chuva se concentra mais à tarde, mas pode vir forte com raios e rajadas de vento. No Espírito Santo, a chuva começa a perder força, mas não pára completamente. Pode chover à tarde no centro-sul capixaba e na região de Vitória.
Na terça (6), o risco de temporais continua alto em São Paulo, com atenção para a Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e litoral norte paulista, Sul de Minas e do Rio de Janeiro. Regiões da Costa Verde e Médio Paraíba ficam em alerta. Na quarta-feira (07), a passagem de uma frente fria afastada no oceano, combinada com a circulação dos ventos, forma um corredor de umidade que irá provocar muita chuva no nordeste paulista, sul e oeste de Minas e centro-sul do Rio de Janeiro.
Na quinta-feira (8), a chuva perde intensidade sobre São Paulo, Sul de Minas e Rio de Janeiro, mas volta a ganhar força no norte mineiro e no Espírito Santo.
Confira abaixo o acumulado de chuva:
Acumulado de chuva de 4 a 8 de dezembro
As informações são da Climatempo.