Em informativo referente à crise hídrica enfrentada pelo Estado, o Governo do Espírito Santo divulgou que o mês de março terminou com índice pluviométrico abaixo do esperado em todo o Espírito Santo. “Em fevereiro, por exemplo, o normal seria de 100 a 150 mm de chuva do mês. Contudo, isso ficou em torno de 50 mm, tanto em fevereiro quanto em março. Ou seja, choveu 1/3 menos do que deveria ter chovido”, explica o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, em entrevista exclusiva ao CaféPoint.
Após enfrentar meses de seca no segundo semestre de 2015, o Norte do Estado só teve trégua no mês de janeiro de 2016. “O último ano foi bem seco para regiões mais ao norte do País, por causa do El Niño. A anormalidade aconteceu em janeiro, quando o Espírito Santo recebeu bastante chuva. Contudo como os meses seguintes voltaram a ser de seca, isso ficou perdido entre meses de sol de calor, por isso a chuva de janeiro contribuiu muito pouco”, considera o meteorologista.
São Gabriel da Palha: Clique aqui para saber a previsão de tempo para as próximas semanas.
Previsão para abril
O Governo do Espírito Santo alerta, ainda, que o atual mês deve ser marcado pela redução dos índices pluviométricos, de acordo com a previsão climática. O Estado deve receber chuvas apenas no litoral, Região Sul e em parte da Região Serrana. “Em abril o índice deve ser de 50 mm para menos”, confirmou Alexandre Nascimento. O meteorologista lembra que a tendência daqui até, pelo menos, o mês de maio é de seca. “O clima seco em maio é normal, mas com as condições de seca que a região vem sofrendo, isso deve agravar a situação local”, destaca.
O Sul da Bahia vem acompanhando o clima de seca e altas temperaturas vivido no Norte do Espírito Santo. “Na região sul da Bahia, de forma geral, choveu também em janeiro, um pouco mais do que no ES, entre 250 e 350 mm”, informou Alexandre, esclarecendo que nos meses de fevereiro e março, entretanto, a chuva voltou a ser escassa na região baiana. A expectativa da Climatempo é de que as temperaturas sigam elevadas, com média acima de 30°C nos próximos dias.
ES: mais de 30 municípios em situação crítica por falta de chuva
O Governo do Estado do Espírito Santo informou que dos 78 municípios capixabas, 14 se encontram em situação extremamente crítica em relação ao abastecimento de água, dez em situação crítica e em oito foi decretado estado de emergência ou calamidade pública.
Na região Noroeste do Estado, a mais prejudicada pela escassez hídrica, o município de Marilândia, por exemplo, recebeu apenas 21,8mm, enquanto o volume considerado normal para o município nesta época do ano é de 142,1mm.
Veja, abaixo, a situação de cada um destes 32 município:
Segundo a Defesa Civil Estadual, oito municípios estão em estado de emergência ou calamidade pública por conta da estiagem: