ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Clima afeta safra do café canéfora em Rondônia

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/09/2021

1 MIN DE LEITURA

0
0

O último boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) destaca problemas climáticos que impactaram o desenvolvimento do café canéfora em Rondônia e que causaram uma queda de 11,3% na produção.

“Mesmo na estação seca, em junho, julho e agosto (ainda em 2020), quando geralmente ocorrem precipitações que contribuem para as primeiras floradas, o que se observou foram precipitações praticamente nulas, umidade relativa do ar baixa e altas temperaturas, causando o abortamento das floradas em muitas lavouras”, indica a Conab.

Ainda segundo o boletim, outro problema nas lavouras foi a irrigação insuficiente para evitar a evapotranspiração da cultura (quando a água da superfície terrestre passa para a atmosfera no estado de vapor).

Apesar do canéfora (conilon) receber adubação parcelada nas irrigações, isso não foi suficiente para garantir o potencial genético dos clones implantados, provocando, assim, um ‘abortamento’ de parte das flores e chumbinhos e até mesmo má formação dos frutos, cujo rendimento final ficou comprometido.

De acordo com levantamento, a partir de setembro de 2020 houve uma melhora na formação vegetativa das lavouras, mas isso foi insuficiente para recuperar o potencial produtivo. “Em outubro as chuvas foram mais frequentes, porém ainda em baixos níveis e muito restritas, impactando a formação dos frutos nas rosetas. Em novembro, as chuvas passaram a cair com mais intensidade, favorecendo, em parte, a recuperação da lavoura e a expansão dos frutos. De dezembro de 2020 a março de 2021, as chuvas normalizaram, e as condições foram plenamente favoráveis, ideal para as fases de expansão e granação dos frutos, porém os efeitos adversos do clima nos períodos anteriores comprometeram significativamente a recomposição vegetativa das lavouras de canéfora, prejudicaram a eficiência produtiva da planta e comprometeu a produtividade”, revela a Conab.

A Companhia de Abastecimento afirma que, devido à redução das chuvas em abril deste ano e o início do período seco, a colheita do canéfora (conilon) foi impulsionada em Rondônia e se estendeu até o final de julho, época em que ainda foram colhidos os clones mais tardios.

As informações são do portal G1 Rondônia.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures