Segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o bom volume de chuvas nas principais regiões produtoras de café arábica do Brasil tem ajudado no pegamento das flores que já estão abertas e proporcionado a abertura de uma nova florada para a safra 2019/2020.
De acordo com o relatório, as flores já correspondiam entre 80 e 90% do potencial das regiões de arábica da Mogiana (SP) e do Cerrado e Sul mineiros até o final da semana passada. Na Zona da Mata (MG), as flores correspondiam entre 70 e 80% das lavouras.
Por conta da florada já registrada em agosto, algumas lavouras também estão apresentando chumbinhos (frutos em desenvolvimento). O relatório mostra que com as floradas desuniformes e a consequente diferença na etapa do desenvolvimento das lavouras, agentes consultados pelo Cepea indicam que a maturação pode não ser homogênea no próximo ano.
O clima também segue favorável nos estados do Espírito Santo e Rondônia, produtores de grãos robusta. As chuvas esporádicas auxiliam no pegamento das flores da variedade e, no caso da praça rondoniense, nos chumbinhos já formados.
As informações são do site Reuters.