As chuvas, dos últimos dias, em parte do Sudeste devem favorecer o desenvolvimento do plantio de grãos, como soja e milho, além de induzir floradas de café e laranja, informou o agrometeorologista da Rural Clima Marco Antônio dos Santos.
“A passagem da frente fria manterá o tempo instável e com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia, isso manterá condições ao pleno desenvolvimento das lavouras perenes, como café, cana, laranja… favorecendo (também) o plantio de safras como milho e soja, entre outras”, explicou Marco.
O agrometeorologista acredita que as precipitações devem induzir o florescimento da laranja e café. Para a cana, devem atrapalhar um pouco o andamento da colheita, mas favorecem o desenvolvimento para a safra de 2023.
Para o café, Marco observou que as chuvas não atingirão o Cerrado Mineiro de forma generalizada neste momento, o que deve acontecer a partir da primeira semana de outubro, chegando também aos cafezais do Espírito Santo.
“Para áreas de citros e café de São Paulo e Sul de Minas, as condições de umidade já estão favoráveis para a florada. Tivemos boas chuvas na última semana e as chuvas desta semana devem garantir manutenção de umidade”, disse Nadiara, concordando que no Cerrado a irregularidade das precipitações é maior.
As informações são da Reuters