Uma nova massa de ar frio de forte intensidade chega ao Brasil no decorrer desta semana, podendo derrubar as temperaturas na região centro-sul do País. Algumas áreas produtoras podem ser atingidas a partir desta quarta-feira (22).
Com a colheita 2019/2020 aumentando gradativamente, a preocupação dos produtores, em especial dos mineiros, é com os altos volumes de chuva, que dificultam o processo de catação e secagem, além de derrubarem a qualidade da safra. Cafeicultores do estado já relataram queda de grãos nos cafezais por conta das precipitações.
A região sul do País receberá chuvas ainda durante essa semana, sendo a maior preocupação nesta quarta-feira. Além da chuva forte, há possibilidade de raios e rajadas de vento de até 100 km/h no centro-norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, e no centro-sul e oeste do Paraná.
O Paraná, que também é uma região produtora de café, ficará em alerta na quinta-feira (23) por conta de possíveis ventanias e chuvas fortes em todo o estado. A situação acontece por conta de um ciclone extratropical que se organiza entre os o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, potencializando o risco de temporais.
Confira o Boletim de previsão do tempo da Climatempo Meteorologia para a região sul do País: