De acordo com um relatório da Associação Nacional do Café da Guatemala (Anacafé), 2017 revelou três novos destino para o café do país: China, Taiwan e Coreia de Sul. As nações apareceram como mercados emergentes para o café guatemalteco, considerado por seu sabor, versatilidade, equilíbrio e aroma.
Na busca por novos importadores para a commodity, o Comitê de Café Diferenciado da Agexport, com o apoio da Unidade de Inteligência do Mercado, analisou os melhores destinos com potencial de oportunidades comerciais. De acordo com o coordenador do Comitê Sergio Mazariegos, Austrália, Malásia, República Tcheca, Chile, China, Coreia do Sul e Taiwan revelaram-se mercados significativos.
Até agora, os destinos preferidos para o café diferenciado guatemalteco eram Estados Unidos, com 38% das exportações; a Europa, com 27%; o Japão, com 15%; e o Canadá, com 12%. A Guatemala exportou cerca de 3,3 milhões de sacas de 60 kg em 2017 (colheita 2016/2017), gerando receita de US$ 738 milhões a um preço médio de US$ 223,63 por saca. Este número significou recuperação em volume e em renda, embora ainda esteja longe dos níveis de 2012 e de 2013, onde foi excedido US$ 1 bilhão.
No caso do mercado chileno, realizou-se a primeira missão comercial multissetorial liderada pela Agexport em 2017, com mais de 50 consultas comerciais e um alto interesse em cafés guatemaltecos especiais.
As informações são do Marco Trade News / Tradução Juliana Santin