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Chilenos sofisticam seu gosto por café e elevam as vendas do setor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/07/2016

2 MIN DE LEITURA

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Cada dia tem sido mais comum no Chile ver centenas de pessoas caminhando em diferentes horas do dia com uma xícara de café na mão. É que, embora há 20 anos, quando grandes cadeias internacionais como Starbucks e Juan Valdez ainda não tinham chegado ao país, os chilenos se conformavam em comprar café na jarra, hoje em dia seu gosto se sofisticou consideravelmente.

Assim, na Starbucks, rede norte-americana que chegou ao Chile em 2003, se tem visto um crescimento no interesse e conhecimento dos chilenos pelo produto. “Além do aumento do consumo que, sem dúvida, tem sido sustentado, cremos que o relevante é que hoje os chilenos estão muito mais educados em torno do mundo do café”, disse a rede. Além disso, agregam que “vemos um novo tipo de consumidor que há 15 anos não existia no Chile. Esse consumidor chileno de hoje valoriza a qualidade do café, lugar onde pode desfrutá-los e, sobretudo, que quem os atende sejam de café e sejam parte de sua rotina diária”.

Nesse ponto quem concorda também é María Isabel Serrano, gerente comercial da Dunkin’ Donuts Chile, que disse que desde a chegada da cadeia no país em 1997, tem visto importantes mudanças nos consumidores chilenos. “Nos 19 anos desde que operamos no Chile, temos visto uma grande mudança com relação ao conhecimento e sofisticação do consumidor chileno com relação ao café e um grande aumento no consumo dessa bebida milenar”.

O anterior tem sido visto fortemente refletido nas vendas de cada uma dessas companhias. Um bom exemplo é que quando a Dunkin’ Donuts abriu no Chile o café não alcançava 5% de suas vendas totais, enquanto que, hoje em dia, esse mesmo item supera 25%. “As vendas de café no Chile nos últimos três anos se duplicaram”.

Essa mesma tendência tem sido registrada na cafeteria colombiana, Juan Valdez, onde garantem que as vendas de sua companhia no Chile “duplicaram nos últimos três anos e a tendência é seguir crescendo a taxas de dois dígitos”.

Do mesmo modo, na Starbucks, garantem que esse aumento no consumo tem feito com que, hoje em dia, o Chile tenha um papel fundamental dentro das vendas da região. “Hoje, temos 90 lojas no Chile, sendo um dos países mais relevantes para a Starbucks na região (excluindo o Brasil)”.

Isso fica em evidência considerando os cálculos realizados tanto na Dunkin’ Donuts como na Juan Valdez, onde calculam que, em média, no Chile suas companhias vendem entre 2 milhões e 660 mil xícaras de café por ano, respectivamente.

A consolidação dessa indústria no Chile tem sido tal que, inclusive, as principais cadeias de varejo do país se interessaram em estabelecer acordos com algumas das cafeterias mais populares atualmente.

Exemplo disso é que, hoje em dia, as três principais multilojas do país possuem um acordo com cafeterias para incorporá-las ao interior de suas lojas, como é o caso da Juan Valdez com Falabella, Ripley com Paul e París com Starbucks.

As informações são do El Mercurio/ Tradução por Juliana Santin 

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