Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na última terça-feira, a Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, realizou um encontro de mais de 100 mulheres que integram direta e indiretamente os mais variados processos que envolvem a cafeicultura do Cerrado Mineiro.
O evento Mulher & Café da Expocaccer ocorreu no Espaço Verde, em Patrocínio-MG, município onde está localizada a cooperativa, promoveu uma tarde com rodada de diálogos, emoção, troca de experiências e muito café.
O encontro foi aberto pelo Diretor Superintendente da Expocaccer, Simão Pedro de Lima, seguido pela Trader de Cafés Especiais, Sandra Moraes e pela Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da cooperativa, Raquel Paza, tendo no comado a jornalista Vírgínia Alves, que é especialista em mercado e produção de café, previsão do tempo/clima e repórter do portal Notícias Agrícolas.
Entre as pautas estavam a mulher no mundo cooperativista; sucessão familiar na cafeicultura; experiências com o negócio café, como forma de trabalho e lazer; além das superações pessoais e profissionais enfrentadas pelas entrevistadas.
Na ocasião, a cooperada Maria Aparecida Ruiz, uma das painelistas do evento, foi também a cooperada homenageada do evento. Dona Aparecida recebeu da Expocaccer um quadro com a foto da família, em celebração à sua participação na Edição Especial do Produtor da Cafeteria Dulcerrado no mês das mulheres.
Em sua 5ª edição, o evento Mulher & Café faz parte das ações promovidas pelo Programa Elas no Café da Expocaccer, que visa promover e ampliar a participação feminina no agronegócio café e tradicionalmente é realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
O Mulher & Café vem se consagrando como um dos principais acontecimentos da região por promover a união das mulheres entre o conhecimento, empreendedorismo, entretenimento e os melhores cafés do Cerrado Mineiro.
Para a cooperada Elisabeth Rodrigues de Souza Penaforte, o Mulher & Café vem para confirmar a importância do trabalho realizado pelas mulheres na cafeicultura.
“Esse é o tipo de evento que desperta a vontade de continuar trabalhando com o café. É um momento mágico, de relaxar, ser feliz, de fazer acontecer e de ter novas perspectivas. Presenciamos depoimentos de mulheres exemplares que compartilharam suas experiências, trajetórias e superações. Uma fonte de inspiração onde você vê a contribuição e importância das mulheres para a cafeicultura da região. Saí de lá com a vontade de conhecer mais sobre o café.”
Mulher, Café e Solidariedade
A participação ao evento foi feita por meio do ingresso solidário, que arrecadou fraldas infantis para doação à instituição ARCA – Acolhimento Referenciado à Criança e Adolescente de Patrocínio.
As informações e fotos são da Expocaccer