A Região do Cerrado Mineiro conta agora com uma Unidade de Cafés Especiais da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), para recebimento, armazenagem e rebenefício de cafés especiais. O objetivo é proporcionar ainda mais qualidade no preparo de cafés especiais e oferecer maquinários exclusivos para rebenefício na origem de micro e nanolotes, cafés gourmet e grãos que resultem em bebida de maior pontuação.
O local tem capacidade para receber até 380 mil sacas de café, para rebenefício de uma média de 1.300 sacas ao dia e estrutura moderna, a Unidade de Cafés Especiais é a primeira Unidade Exclusiva de Cafés Especiais da Região do Cerrado Mineiro.
O presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, Gláucio de Castro, afirma que o local deve agregar ainda mais valor ao negócio do cafeicultor da Região do Cerrado Mineiro: “além de oferecer maior qualidade no preparo dos cafés dos nossos cooperados, com a nova unidade vamos atender também os mercados mais exigentes de cafés especiais e os lotes de cafés para os principais concursos do país e do mundo, ampliando assim a visibilidade que a Expocaccer já possui como fornecedora de cafés especiais”.
“Vamos oferecer duas linhas de preparo, sendo uma linha para microlotes e outra para nanolotes, ou seja, lotes com pequena quantidade de sacas a serem preparadas. Os maquinários convencionais, em regra estão dimensionados para preparar lotes abaixo de 20 sacas, o que agora poderá ser realizado no novo armazém”, explica o diretor de operações e logística da Expocaccer, Leonardo Canto.
Ainda de acordo com ele, o armazém conta com maquinários e operadores alinhados com a ideia de preparar café de alta qualidade, que serão enviados para concursos, portanto, a execução das guias de serviços exige maior tempo e um olhar mais apurado para os resultados. “Nossos operadores e encarregados participaram ativamente do conceito do projeto desde o início, e acompanharam dia a dia a execução das obras, de modo a garantir também maior qualidade na operação das máquinas”, finalizou.
Rastreabilidade e Segurança
A Expocaccer conta com um sistema completo e informatizado de rastreabilidade dos cafés. Esse sistema garante a integridade do café do produtor. Com a rastreabilidade são disponibilizadas todas as informações dos lotes depositados nos armazéns da Expocaccer, que possuem identificação completa e individual (por lote), em todas as etapas do processo, permitindo assim a certificação de origem da qualidade dos cafés dos cooperados e consequentemente agregando ainda mais valor ao produto do cafeicultor.
Diante da situação de pandemia global causada pela Covid-19 (coronavírus), a Expocaccer vem adotando regularmente medidas protetivas à saúde de todos os envolvidos nos processos durante a safra. Dentre elas, estão o reforço na higienização de toda cooperativa, das Unidades de Armazenamentos, assim como de toda equipe envolvida, limitação no atendimento ao público; exigência do uso obrigatório de máscaras para todos os profissionais da cooperativa; além do seguimento às normas estabelecidas pelo Plano de Manejo e Técnicas Sanitárias de Saúde e Segurança do Trabalho e pelos órgãos de saúde e governamentais do país.
Mais informações: www.expocaccer.com.br