O levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) aponta quedas consecutivas por algumas semanas nos preços domésticos dos cafés arábica e canéfora. Porém, nos últimos dias, houve uma movimentação nas negociações no spot nacional (preço spot nada mais é do que o preço atual de um ativo dentro do mercado, especialmente utilizado para mercadorias e commodities. Neste formato, usa-se pagamento à vista e com entrega imediata).
As cotações foram influenciadas especialmente pelo avanço do dólar frente ao Real. Para o arábica, de 16 a 23 de junho, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, posto na capital paulista, avançou 3,1%, finalizando a R$ 480,12/saca de 60 kg nessa terça-feira (23).
Quanto ao canéfora, os preços subiram no início na semana, mas recuaram levemente a partir da quinta-feira (19). Na variação da semana, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6 peneira 13 terminou estável, fechando a R$ 335,85/sc nessa terça-feira.
Esse cenário atraiu uma parte dos produtores ao mercado, permitindo o fechamento de negócios para o arábica (tanto para cafés de melhor qualidade quanto inferiores) e para o canéfora. A liquidez no físico só não foi maior porque muitos agentes consultados pelo Cepea estiveram voltados às entregas já programadas.
As informações são do Cepea.