A cidade de Varginha, no Sul de Minas, contará com um Centro de Excelência em Cafeicultura. Com as obras já na fase final, o espaço é considerado importante para o desenvolvimento do setor cafeeiro de Minas Gerais e do Brasil, pois receberá cursos para formação de mão de obra, além de eventos voltados para o produto.
De acordo com o diretor do Centro de Excelência em Cafeicultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Varginha, Kelsen de Andrade Nether, este é o primeiro centro especializado em cafeicultura do Brasil, se tornando referência nacional na cadeia produtiva do café.
O local será utilizado para a capacitação e pesquisa. Possui, ainda, área para exposições, centro de convenções, quatro laboratórios (sendo um exclusivo para cafés especiais), salas de aulas e áreas para pesquisas e experimentos.
O Centro de Excelência em Cafeicultura será o primeiro da cafeicultura e o terceiro de excelência instalado no País. Os demais centros de excelência no Brasil estão localizados em Mato Grosso (bovinocultura) e na Bahia (fruticultura).
Em relação aos cursos, a expectativa é de que as aulas tenham início em agosto. Voltadas para produtores rurais e familiares, prioritariamente, os interessados em estudar no Centro de Excelência deverão participar de um processo seletivo. Saiba mais aqui.