Na última quarta-feira (16), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou do 1º Encontro Porto & Mar 2021, realizado pelo Grupo Tribuna para traçar estratégias que visem a otimização das operações portuárias em Santos (SP) e as tendências tecnológicas do segmento.
O diretor geral do Cecafé, Marcos Matos, ministrou a palestra sobre logística nas exportações de café no painel “Porto de Santos em Expansão: Desafios Operacionais” e participou dos debates sobre desafios operacionais para a expansão do complexo marítimo e as ações necessárias para otimizar as atividades do Porto, sob a ótica das empresas que atuam no agronegócio.
“Receber as importações ou escoar suas exportações, como no caso do café, pelo principal complexo marítimo do País tem vantagens, mas também demanda otimização em alguns pontos, como a redução dos custos operacionais e melhorias nos arranjos logísticos, temas que tratamos no evento”, revela Marcos Matos.
O evento foi realizado de maneira virtual e contou com a participação de 500 inscritos, além dos palestrantes e debatedores. O intuito da organização foi contribuir com debates e o aprofundamento do conhecimento sobre projetos e processos envolvendo o Porto de Santos, sua cadeia de negócios e os sistemas portuários nacional e internacional.
Também participaram do debate o diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabio Lavor; o gerente-executivo da Rumo Logística, João Almeida; e o diretor de Logística da GM, Neuton Togi Karassawa.
As informações são do Cecafé.