ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cecafé participa de debate sobre agronegócio e comércio global

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/08/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), representado pelo presidente Nelson Carvalhaes e pelo diretor geral Marcos Matos, participou, na última quarta-feira, da reunião conjunta do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) e do Conselho Superior de Comércio Exterior (COSCEX), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na capital paulista.

Coordenado pelo Instituto Roberto Simonsen (IRS), o encontro teve como tema Comércio Agrícola Internacional, que contou com exposições de representantes da FIESP, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), dos Ministérios do Meio Ambiente, das Relações Exteriores e da Agricultura, e do Representante Permanente da Missão Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), embaixador Alexandre Guido Lopes Parola.

Foram debatidos temas sobre a agenda comercial global e o espaço do agronegócio na diplomacia brasileira. A professora Vera Thorstensen, coordenadora do Centro do Comércio Global e Investimento da FGV e conselheira do COSCEX da FIESP, apresentou sobre os sistemas de certificação e as consequentes barreiras comerciais por padrões de sustentabilidade, destacando que diversos países europeus terceirizaram esses sistemas certificadores e as ONGs passaram a ter liberdade para explorar o princípio da precaução.

Em suas apresentações, o diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do MRE, ministro Alexandre Ghisleni, e o secretário de Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Castelo Branco, apontaram que o Brasil necessita estruturar uma estratégia para apresentar seus ativos, saber responder às críticas e entender que há interesses privados e comerciais por trás de padrões de sustentabilidade.

Finalizando as apresentações e os debates, o embaixador Alexandre Parola apresentou como é o funcionamento da OMC e o futuro da Organização no contexto do crescente protecionismo e da guerra comercial entre Estados Unidos e China.

As informações são do Cecafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures