Para facilitar o entendimento das novas regras do Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) lançou uma landing page sobre o assunto, com informações destinadas a produtores, exportadores e importadores.
A página apresenta a parceria que o Cecafé possui com a Serasa Experian, que facilita aos exportadores brasileiros, por meio da plataforma Smart ESG, verificar e monitorar informações socioambientais de propriedades rurais, identificando aquelas que atendem aos requisitos do regulamento europeu, além de extrair os dados de geolocalização.
Como parte do Pacto Verde Europeu (Green Deal, em inglês), o EUDR prevê a importação e a comercialização de produtos livres de desmatamento, a fim de combater as mudanças climáticas. Para isso, impõe a obrigatoriedade da informação das geolocalizações das propriedades de origem do café, e que as empresas europeias realizem a diligência de suas cadeias de abastecimento para garantir que produtos de área desmatada, a partir de 31 de dezembro de 2024, não sejam comercializados no continente.
Essas novas determinações impactam diretamente o Brasil, já que a União Europeia é o principal bloco importador dos cafés do país, e, entre o período de janeiro a julho de 2024, exportou 47,3% do produto. “Embora existam muitos desafios com o novo regulamento europeu, o Brasil vem empenhando esforços para atender a ele e à demanda do bloco europeu, garantindo o abastecimento de nossos importadores ao oferecer cafés qualidade, produzido de maneira sustentável, com respeito ao meio ambiente e às pessoas”, destaca o diretor-geral do Cecafé, Marcos Matos.