Começou ontem (7), em Basel, na Suíça, o Congresso de Países e Assembleia de Membros da Plataforma Global do Café (GCP, em inglês). O evento, que acontece até hoje (8), conta com a presença de Marcos Matos e Lilian Vendrametto, diretor geral e gerente de Sustentabilidade do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
Os representantes do Cecafé demonstraram as ações de sustentabilidade realizadas pelo setor exportador no Brasil, com a participação de parceiros do agronegócio nacional. Marcos apresentou um panorama da sustentabilidade da cafeicultura brasileira, destacando o programa “Produtor Informado”, a estruturação de regiões sustentáveis, as ferramentas disponíveis para ampliação das ações no campo e as novas iniciativas em curso dos membros do Conselho.
Sobre o “Produtor Informado”, o diretor geral destacou que o foco são os agricultores familiares, que recebem treinamentos presenciais que englobam temas como a inclusão digital, objetivando melhor rentabilidade na atividade. Segundo a entidade, até os dias de hoje, o programa capacitou aproximadamente seis mil produtores e, de acordo com Marcos, o Conselho pretende ampliar as parcerias e ações no cinturão cafeeiro.
Nesta terça-feira, Lilian explicou os detalhes da iniciativa “Uso correto e seguro de agroquímicos”, evidenciando como o Cecafé, os exportadores, a plataforma nacional do café e demais parceiros planejam e atuam em prol da sustentabilidade brasileira. Em relação aos defensivos agrícolas, a gerente destacou a participação, pela primeira vez, das principais empresas do setor em projeto pré-competitivo.
Ela também realçou os diversos padrões internacionais referentes aos limites máximos de resíduos e a necessidade de ação com o intuito de alcançar as melhores práticas agronômicas relacionadas à aplicação de agroquímicos.
As informações são do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).