No dia 12, o Conselho dos Exportadores de café do Brasil (Cecafé) participou, ao lado de diversas entidades de representação do agronegócio nacional, de uma reunião promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília (DF), para discutir as estratégias jurídicas, políticas e de comunicação para a defesa do setor em relação ao uso correto e seguro dos agroquímicos frente às pressões internacionais.
“Foi debatida a importância da Lei do Alimento mais Seguro e a necessidade de aprovação de marco legal, como o Projeto de Lei 6299/02, para promover segurança jurídica ao Brasil, estados e municípios nas questões fitossanitárias”, comenta Marcos Matos, diretor geral que representou o Cecafé no encontro.
Para ele, o debate promovido pelo Mapa permitiu que as diversas entidades refletissem sobre as iniciativas contrárias ao uso de produtos fitossanitários e a estratégia de defesa do setor. “Foi sugerida a criação do Fórum Permanente de Defesa da Agropecuária Sustentável, como canal de comunicação e de articulação de todo o agronegócio brasileiro, com diretrizes para os novos debates e ações proativas”, conclui Matos.
As informações são do Cecafé.