ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cecafé debate desafios logísticos e soluções à exportação no porto de Santos

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/10/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

Promover o debate portuário e as adversidades do comércio marítimo global. Esse foi o intuito da participação do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) no evento “Desafios logísticos: soluções atuais para a exportação em contêineres”, promovido pela RMM Advocacia, no dia 25 de outubro, em Santos (SP).

Em mesa redonda, que contou com as contribuições do diretor de Negócios da Santos Port Authority, Bruno Stupello, e mediação do sócio da RMM, Rafael Ferreira, o diretor Técnico do Cecafé, Eduardo Heron, fez considerações a respeito dos entraves logísticos, que se intensificaram nos últimos anos, e enalteceu o trabalho hercúleo realizado pelas empresas exportadoras brasileiras para permitir que o país siga honrando, de maneira profissional e “just in time”, seus compromissos com os parceiros internacionais.

Segundo ele, quando se compara o crescimento de 60% na produção de grãos do Brasil, nos últimos 10 anos, com o aumento de 50% na movimentação de contêineres no porto de Santos, nota-se uma assimetria entre a carga e o porto. Em relação ao café, por exemplo, as exportações saltaram de 23,1 milhões de sacas, em 2001, para 44,7 milhões em 2020, incremento de 91%, sendo o porto de Santos o principal embarcador do produto.

“Tais resultados, somados à aprovação para a entrada de embarcações de 366 metros no canal santista, demonstram que o porto de Santos possui grandes desafios no que se refere a modernização, eficiência e manutenção adequada do calado para o recebimento dos grandes navios, visando ampliar sua capacidade na movimentação de carga, evitar gargalos logísticos, que onerem os embarques, e ao atendimento do desempenho exemplar dos exportadores para honrar os compromissos internacionais do Brasil”, comenta Heron.

No evento, também foram apresentados números e análises sobre o impacto da pandemia da Covid-19 nos embarques, realizados debates sobre a “ginástica logística” posta em prática pelos exportadores diante dos desafios existentes, além de contribuições a respeito do plano de desestatização do porto de Santos e do impacto econômico ao empresário e ao consumidor final.

As informações são do Cecafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures