ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cecafé debate com Ministério sobre custos portuários

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/06/2019

1 MIN DE LEITURA

0
0

Nelson Carvalhaes, presidente Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), e Marcos Matos, diretor geral da entidade, se reuniram com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas; com o diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Mário Povia; e com o diretor de Novas e Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Fábio Lavor Teixeira; para apresentar um trabalho detalhado dos custos portuários, elaborado pelo Comitê Logístico, de forma construtiva e deixando clara a importância do Brasil no mercado mundial de café e do crescimento das exportações do País.

Foram relatadas as tarifas abusivas, distorção na taxa de câmbio cobrada, novas taxas sem qualquer justificativa técnica e sem previsibilidade, que atenuam a competitividade dos exportadores brasileiros, comprometendo a rentabilidade de todo o setor exportador.

A entidade apresentou os altos valores cobrados de THC (Terminal Handling Charge) – sem emissão de Nota Fiscal, acarretando riscos fiscais aos exportadores –, taxa de BL (Bill of Landing) e novas taxas, como a ELF (Export Logistic Fee), Recebimento de Rodotrem e Bitrem, valores abusivos de escaneamento de contêineres, entre outros.

Segundo o Cecafé, o setor exporta mais de 110 mil contêineres e todas as taxas representam cerca de R$ 7 por saca. Ou seja, os custos afetam todo o segmento, chegando até o produtor rural. A Antaq se posicionou informando que está unificando todas as tarifas, aplicando multas em terminais e agências e, dentro de seis meses, apresentará o estudo completo sobre a questão.

O ministro Tarcísio de Freitas determinou a criação de um grupo de trabalho para entender pontos centrais, que será composto ao lado dos presentes. A primeira reunião deverá ser realizada nas próximas semanas. O diretor Mário Povia solicitou a presença de exportadores para a análise das origens dos sobrepreços, detalhes de contratos de exportação, relações contratuais diversas para melhor entendimento e fiscalização.

Tarcísio acredita ainda que é de fundamental importância a participação do setor privado nos trabalhos da Pasta da Infraestrutura, apresentando suas demandas. Ele deseja conhecer os problemas que o setor cafeeiro enfrenta e diz que está otimista com a missão de organizar a logística brasileira.

Após a audiência, o Cecafé protocolou, no Ministério da Infraestrutura, o estudo elaborado por seu Comitê Logístico, tendo deixado, ainda, uma cópia diretamente com o ministro Tarcísio de Freitas.

As informações são do Cecafé.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures