O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) iniciou os trabalhos para a implantação de seu planejamento estratégico. Agora, com a gestão do novo presidente Nicolas Rueda e da diretoria executiva, o intuito é fortalecer a representação política da entidade com foco na contínua modernização da comunicação institucional e dos programas de sustentabilidade e responsabilidade social, de processos, estatísticas e inteligência comercial, ganhos de eficiência, transparência e prestígio nacional e internacional.
Segundo o diretor geral do Cecafé, Marcos Matos, foram realizadas, desde fevereiro, reuniões de três comitês da entidade, com o objetivo de alinhar posicionamentos com a nova gestão. “As áreas de logística-portuária e comércio exterior, jurídico-tributária, de sustentabilidade e de comunicação integram os fóruns de ação do nosso Conselho e estamos traçando uma nova dinâmica para os comitês que cuidam desses assuntos, assim como debatendo, com todos eles, as linhas gerais do nosso planejamento estratégico”, comenta.
No dia 9 de fevereiro, foi realizada a reunião do Comitê Logístico, Portuário e Comércio Exterior, que contou com a apresentação do Escritório Agripino & Ferreira, o qual prestará assessoria marítimo-portuária ao Cecafé. No encontro, foram reveladas as contribuições mais recentes da entidade nas consultas públicas da ANTAQ (Tomadas de Subsídios 003, 004, 005 e Resolução 3.274) e as matérias da agenda legislativa junto ao Ministério da Infraestrutura (Minfra), que envolve privatizações das docas, projetos de Leis referentes aos marcos regulatórios de rodovias, ferrovias e hidrovias, a BR do Mar e o programa de incentivo à cabotagem.
A atuação no âmbito regulatório nas esferas da ANTAQ, do Minfra e do Comitê Logístico do Instituto Pensar Agro (IPA) voltada à Regulação Portuária e Marítima, assim como as parcerias portuários-marítimos (Terminais e Armadores), visando à obtenção de serviços adequados e eficientes e preços diferenciados para os associados do Cecafé, também integraram a pauta da reunião.
O Comitê Jurídico-Tributário se reuniu, no dia 10 de fevereiro, para analisar o ambiente legislativo para o ano de 2021, com especial atenção às atualizações referentes às reformas Administrativa e Tributária. No encontro virtual, também foi apresentado o Dr. Fábio Calcini, do escritório de advocacia Brasil Salomão e Matthes, que será responsável pelo assessoramento tributário ao Cecafé.
A reunião virtual do Comitê de Responsabilidade Social e Sustentabilidade ocorreu na última terça-feira (2) e contou com a apresentação de seu novo gestor, Thiago Masson. O encontro expôs as atividades em desenvolvimento, que são voltadas ao monitoramento de resíduos, CAI Social e CAI Agroquímicos, e das iniciativas futuras, que englobam ações de combate à Covid-19, controle biológico de pragas e o sequestro de carbono na produção cafeeira.
As informações são do Cecafé.