Os cafeicultores e profissionais indonésios interessados em usar sistemas agroflorestais para apoiar a resiliência climática têm uma nova ferramenta à disposição: o Shade Catalog (Catálogo de Sombra, em português). Disponível em inglês e bahasa, o Catálogo ajuda os agricultores a selecionar árvores de sombra que são boas para o café, apoiar e diversificar a renda familiar e fornecer benefícios para a vida selvagem e os serviços do ecossistema.
O conteúdo está disponível em um formato on-line compatível com dispositivos móveis e pode ser baixado gratuitamente em shadecoffee.org. Ele foi produzido em conjunto pela Conservation International, o Smithsonian Migratory Bird Center e a World Coffee Research, com financiamento da Starbucks Foundation. O desenvolvimento colaborativo envolveu a experiência de mais de duas dúzias de agrossilvicultura, biologia de árvores, especialistas da indústria do café e grupos de agricultores.
“Esperamos encorajar os agricultores e tomadores de decisão da indústria a implementar sistemas agroflorestais que sustentem tanto as pessoas quanto o meio ambiente”, contou a Dra. Ruth Bennett, ecologista de pesquisa do Smithsonian Migratory Bird Center. “O café é uma cultura única porque pode ser cultivada com árvores, beneficiando o clima, a biodiversidade e os agricultores. Este catálogo é um ponto de partida para trabalhos semelhantes em regiões produtoras de café em todo o mundo”, completou.
As árvores de sombra nas fazendas são um recurso integral para os agricultores, a vida selvagem e a própria safra de café. Mas os fazendeiros e profissionais geralmente carecem de informações sobre as espécies de árvores encontradas nas paisagens cafeeiras: elas têm usos econômicos, como madeira ou produção de alimentos? As árvores competem ou complementam a produção de café? Elas apoiam a biodiversidade e a vida selvagem?
“À medida que a crise climática piora as condições para os agricultores ao redor do mundo, reter e replantar árvores nas paisagens cafeeiras desempenhará um papel cada vez mais crítico para sustentar a agricultura e os meios de subsistência do café”, disse Raina Lang, Diretora Sênior de Café Sustentável da Conservation International.
O Catálogo de Sombra reúne dados existentes sobre árvores encontradas em paisagens de café - desde os principais atributos, usos e benefícios da espécie até dicas de propagação e manejo - e torna-o acessível para apoiar o planejamento de toda a fazenda.
“Ferramentas como o Catálogo de Sombra são essenciais para apoiar a agrossilvicultura do café para ajudar a combater os efeitos da mudança climática e apoiar estratégias de diversificação de renda”, disse Vern Long, CEO da World Coffee Research.
A primeira edição do Catálogo se concentra na Indonésia, com quase 2 milhões de pequenos cafeicultores administrando 1,2 milhão de hectares de terras de café em uma das áreas de maior biodiversidade do planeta. As edições futuras do Catálogo serão expandidas para cobrir outros países produtores de café importantes, começando com o Peru em 2022.
O Catálogo pretende ser um documento vivo e será atualizado à medida que mais informações ou pesquisas se tornem disponíveis para as espécies de árvores incluídas.
As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin