Com o impacto da crise hídrica no Espírito Santo, cafeicultores tiveram que procurar soluções para manter e melhorar a produção de café. A família Orletti, da fazenda Vitório Orletti, em Pinheiros (ES), optou pelo método de irrigação por gotejamento, a princípio, para tentar economizar água. A mudança pode gerar um resultado ainda mais positivo: o aumento da produção. A expectativa da família é aumentar em 100 sacas por hectare, em média.
O método por gotejamento, por evitar o desperdício, pode economizar cerca de 30% da água utilizada na plantação. Na fazenda dos Orletti, o projeto de irrigação localizada será implementado, a princípio, em 10% da área total: serão 100 hectares utilizados para o teste inicial do método.
“Nossa ideia era economizar água, já que temos um grande problema de falta de água na região. Porém, depois vislumbramos que seria possível potencializar a produtividade também, usando menos água no mesmo espaço”, comemorou o cafeicultor Thiago Orletti, um dos responsáveis pela fazenda.