Uma nova praga ameaça fortemente a produção de café no México. Nomeada cancro, a doença, causada por um fungo, não está afetando somente a zona central mexicana, mas o país inteiro, deixando produtores e pesquisadores em alerta.
José Domingo Robledo Martínez, gerente operacional do Centro Nacional de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Café do México (Cenacafe), enfatizou que, apesar do problema, a produção deve registrar um aumento este ano por conta da renovação de plantações na área central do país.
Martínez afirmou que, infelizmente, continuam surgindo problemas fitossanitários, como a presença da broca-do-café, da ferrugem e de outras doenças que afetam a produção. “Detectamos o cancro há dois anos e ele não estava nas plantações de café. Com estes novos registros, aumenta o número de pragas que temos nos cafezais e que afetam a produção”, lamentou.
As autoridades ainda não mediram o impacto causado pela doença, mas segundo o gerente, o cancro se instalou em todo México, secando os pés na fase de desenvolvimento das plantas. Até agora, lavouras em Chocamán, Tomatlán, Tezonapa e Omealca registraram casos da praga.
O governo ainda está analisando medidas de controle, pois o uso excessivo de produtos químicos aumenta a imunidade dos fungos. Apesar disso, Martínez reiterou que se espera uma boa colheita para 2018-2019.
As informações são do El Sol de Córdoba / Tradução Juliana Santin