A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) realizou um estudo que aponta Campos Gerais, no Sul de Minas, como o local com a segunda maior área plantada de café no estado de Minas Gerais.
São mais de 25 mil hectares de café que atualmente movimentam a economia de Campos Gerais. Segundo a cooperativa Coopercam, o clima é favorável ao plantio de café, permitindo a mecanização e a redução da mão de obra. O produtor aumenta a área e investe em novas tecnologias, aumentando a produtividade.
O estudo levou em consideração 463 municípios produtores do estado. Campos Gerais ficou atrás apenas de Patrocínio, que tem 52 mil hectares.
A Macrorregião Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri, contam com 77 cidades produtoras e 37,8 mil hectares. Já o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Norte de Minas, possui 51 municípios produtores e 211,9 mil hectares. Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Região Central são 181 municípios produtores e 322 mil hectares. Região Sul, Centro – Oeste, juntas, apresentam 154 municípios produtores e 649,9 mil hectares.
Em Campos de Minas 80% dos cafeicultores são pequenos produtores que buscam passar o negócio para seus filhos. Estes apostam em diversas novidades, resultando neste crescimento.
As informações são da Rede Mais.