O Campeonato Brasileiro de Cup Tasters começa hoje (25) e vai até 27 de novembro no Centro de Excelência em Cafeicultura (Senar), em Varginha, Sul de Minas. O provador brasileiro campeão vai representar o país no mundial de 2025, que acontece entre 26 e 28 de junho, durante o World of Coffee de Genebra, na Suíça.
Dionatan Almeida, atual campeão mundial, está como juiz principal da competição brasileira, que conta com 40 participantes. O campeonato avalia a habilidade dos provadores em distinguir diferentes cafés por meio de degustações às cegas, no menor tempo possível. Cada competidor tem oito minutos para separar a xícara diferente em uma sequência de oito trincas de cafés.
O brasileiro Dionatan Almeida na competição mundial de Cup Tasters
O evento faz parte das ações do projeto "Brazil. The Coffee Nation", desenvolvido pela BSCA em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A competição está sendo transmitida ao vivo pela BSCA (@bsca_specialtycoffee).
O evento é gratuito e a grande final acontece no dia 27, às 18h30.
Saiba mais
Em 2023, o campeonato aconteceu de 22 a 24 de setembro. Dionatan Antunes de Almeida, provador das Fazendas Caxambu e Aracaçu, de Três Pontas (MG), sagrou-se campeão brasileiro ao superar 39 concorrentes, além de conquistar o título inédito para o Brasil ao vencer provadores de 33 países no Campeonato Mundial de Cup Tasters em abril deste ano, durante a Specialty Coffee Expo, em Chicago, EUA. Seu tempo para identificar corretamente as oito xícaras propostas foi de 2 minutos e 19 segundos, superando por 10 segundos a segunda colocada, a alemã Aurore Ceretta.