Neste mês de setembro, a cafetereira Dulcerrado celebra os 28 anos da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), com o lançamento da Edição Especial do Produtor de setembro.
Gabriel Nunes, cooperado da Expocaccer, é o produtor da vez. Para essa edição, apresenta um café de 90 pontos da variedade gueisha, produzido a 960 metros de altitude na Fazenda Bom Jardim, em Patrocínio (MG). Os frutos passaram por processo de cereja descascado, com fermentação anaeróbica.
A variedade de origem etíope é considerada uma iguaria entre os especialistas devido à complexidade e ao sabor marcante, que demonstra uma boa adaptação ao clima do Cerrado Mineiro e possui como principais características a doçura, a acidez e os aromas florais.
Segundo a cooperativa, os pontos fortes do produtor envolvem o foco em qualidade e ativa atuação junto às entidades ligadas à cafeicultura. Filho de cafeicultor, trabalha com o seu pai na produção de cafés especiais. Em 2017, com apenas 4 anos de experiência na produção de qualidade, foi campeão do Cup of Excellence, superando um recorde mundial com o café mais caro do mundo. Atualmente, Gabriel é membro do Conselho de Administração da Expocaccer e integra o Conselho Diretor da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
O café da Edição Especial do Produtor de setembro, da Cafeteria Dulcerrado, foi rebeneficiado na Unidade exclusiva para Cafés Especiais da Expocaccer, única na região. De acordo com o cooperado, o suporte oferecido pela cooperativa aos cafeicultores é o que faz dela a mais representativa do Cerrado Mineiro.
Gabriel Nunes e seu pai, Osmar Nunes Júnior
“Eu vejo a Expocaccer como uma cooperativa inovadora e de empreendedores. Desde que voltei para ajudar meus pais na fazenda, percebi o quanto a Expocaccer foi essencial para o sucesso do nosso trabalho. Ela traz conforto, comodidade e busca resolver o problema do cooperado, sempre ajudando a região, a comunidade, trabalhando pelo bem comum. Para mim, é uma honra ter o lançamento do meu café na Edição Especial do Produtor e poder representar todos os cooperados numa data tão importante,” ressalta Gabriel.
Em homenagem ao aniversário da Expocaccer, o vídeo de lançamento do café apresenta ao público um pouco da infraestrutura que a cooperativa oferece aos seus produtores, desde o preparo dos grãos, passando pela classificação, negociação e comercialização dos cafés.
Na xícara, o café produzido por Gabriel para essa Edição Especial do Produtor traz sabor de framboesa, com toque de mousse de morango, doçura de mel, acidez tartárica e finalização marcante que lembra vinho branco. Uma experiência rica em sabores e inovação.
A embalagem do café na cor amarela remete ao ouro, ou Tesouro, como é chamado o Departamento de Cafés Especiais da Expocaccer, e também à campanha do setembro amarelo, de conscientização sobre a valorização da vida que está sendo reforçada pela Expocaccer.
Este é o 6° café apresentado pela Edição Especial. É possível adquirir a edição limitada diretamente em pacotes de 250 g torrado, em grãos ou moído, na cafeteria ou na loja on-line da Dulcerrado.
Para conhecer um pouco sobre o produto que homenageia os 28 anos da Expocaccer, do cooperado Gabriel Nunes, assista o vídeo promocional de lançamento:
As informações são da ASCOM – Expocaccer.